quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

RELATO DO 12º ENCONTRO

O encontro foi iniciado com a leitura compartilhada “A revolução dos campeões”, relizada pela professora Dinaura Nadir, do Instituto Municipal João Cândido Filho. Logo após, foi feita a discussão sobre a leitura, pegando como embasamento partes do texto lido.
Iniciamos nossos estudos enfocando a unidade 5, que fala sobre a gramática e seu vários sentidos e unidade 6, que aborda a frase e sua organização. Nesse estudo, os professores falaram sobre suas experiências diárias com esse tipo de situação e ainda, lembraram que os alunos demoram um pouco para se conscientizar da importância de escrever bem e que para isso, é necessário ter um conhecimento quanto a gramática e a estrutura de um texto.
Para a professora Inalva (JHD) “escrever bem vai além da organização das palavras, é preciso que o aluno também conheça as regras gramaticais”. A estrutura das frases foi outro ponto marcante no debate, para os professores a maioria dos alunos não conseguem descobrir a coerência e coesão dos textos que criam.
O estudo da unidade 7 foi mais uma abordagem teórica àquilo que os professores trabalham relacionando arte e cultura à literatura. Nesse estudo foi bastante explorado a questão da arte e conotação e também as funções da arte. Para a professora Siulene (JHD) “ a arte é um dos caminhos mais prazerosos para chegar a bons resultados na ampliação da leitura, pois a arte sempre está dentro de qualquer pessoa, seja ela de forma conceitual ou prática”.
Finalizamos o encontro com as orientações do trabalho a ser realizado com os alunos. Foi sugerido como tarefa principal o estudo da unidade 8 – linguagem figurada – onde os alunos poderão ampliar seus conhecimentos através de um trabalho prazeroso e cheio de criatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário