terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATO DO 4º, 5º e 6º ENCONTROS





Dando continuidade aos encontros, os cursistas já se sentem mais a vontade e não se inibem tanto na hora das discussões, isso está resultando num trabalho mais amplo e significativo. Nestes encontros do GESTAR II, abordamos juntos o estudo do TP4, que enfatiza profundamente uma reflexão sobre a “Leitura e os Processos de escrita”.
Nesse estudo, os professores cursistas vivenciaram na prática o ato de criar textos, fazendo assim, uma descoberta bem comum entre muitos professores: “Grande parte dos educadores não tem prática de ler ou escrever”. Também foi enfocado por parte dos cursistas a importância de uma boa leitura, pois os mesmos criticam o fato de muitos alunos saberem ler, mas não compreendem o significado do que leram, esse fato é um dos mais preocupantes entre os cursistas.
Na prática das atividades, foi bem interessante a dificuldade que alguns professores também sentem ao ter que redigir sobre determinado assunto e não só eles, mas também os alunos. Uma das cursistas relatou que um dos seus objetivos em sala de aula é explorar o trabalho com leitura e escrita dos alunos e isso está permitindo que os alunos percam o “medo de escrever”.
“Na realidade, sabemos da importância em trabalhar com produção de textos, como enfatiza bem a unidade 16 do TP4, mas infelizmente, muitas vezes deixamos de fazer isso para cumprir o currículo escolar e isso às vezes atropela o desenvolvimento do aluno”, relata uma das cursistas.
Por fim, pode-se afirmar que o estudo do TP4 ofereceu mais uma oportunidade do professor repensar sua prática, permitindo que seus alunos possam construir mais e reproduzir menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário