terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATO DO 7º, 8º e 9º ENCONTROS

O estudo do TP5 foi um pouco tulmutuado, devido os preparativos para o desfile cívico do município, mesmo assim, retomamos nossas atividades e continuamos com o nosso trabalho.
Nestes últimos encontros refletimos sobre o “Estilo, a coerência e a coesão “ de um texto. Foi possível perceber que escrever não é tão simples quanto parece, pois sempre que necessário, nós professores devemos nos aperfeiçoar na escrita, principalmente agora, diante da nova reforma ortográfica.
No estudo do TP5, os professores se mostraram preocupados com a falta de atenção de muitos alunos na hora de produzir textos, pois cometem muitos erros ortográficos e quando solicitados para fazerem a reescrita dos textos, os erros muitas vezes se mantém.
Uma das cursistas enfatizou que os erros de muitos alunos acontecem por distração, pois não cometem os mesmos erros em vários lugares, ou seja, ora escrevem a palavra de forma correta, ora escrevem de forma errada. Isso é mais um caso de estudo para os professores que se preocupam com uma educação de qualidade.
Para as cursistas envolvidas nesse programa, o estudo do TP5 foi o que mereceu uma maior atenção, pois o mesmo facilita até ao professor compreender como está caminhando a escrita dos seus alunos, orientando-os a trabalhar melhor na produção de textos.
Por fim, as cursistas analisaram o estudo do TP5 como fonte indispensável de conhecimento, pois este estudo oferece mais subsídios aos professores ao orientar seus alunos na produção e revisão dos textos e maior segurança na hora de avaliar seus alunos, portanto, este é mais um estudo de suma importância para a prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário